segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Neura da Limpeza!

Neura da limpeza, moça recatada do interior, de tudo o que aprendeu na vida, o que mais sabe fazer e fazer melhor é limpar. Vive de arrumar a bagunça dos outros, limpa, lava, passa, desinfeta, desencarde, desentope, organiza, tira manchas e encardidos.

Neura tinha outro nome – nome que foi lhe dado quando nasceu: Francinete. Porém ficou conhecida mesmo como Neura da limpeza, depois que foi trabalhar na casa do Coronel Eleutério, fazendeiro muito conhecido no interior de Araruna, onde Neura nasceu e cresceu.

Lá ela trabalhou dois anos, dos quais um ano e meio ficou tirando teias de arranhas, pó que já havia fixado morada nos móveis, lavando as botinas do coronel, esfregando chão e paredes dia e noite. Só descansava mesmo na hora de dormir, mas ainda assim pegava no sono pensando o que teria que fazer no dia seguinte.

Assim Neura tomou gosto pela coisa, virou especialista na área. Limpar era seu nome, faxinar seu sobrenome, todos queriam contratar seus serviços. Quando trabalhava em casa de adultos, recolhia as roupas jogadas no chão, lavava as meias chulezentas do marido e varria os cabelos caídos da esposa. Mas quando tinha crianças na casa, ela andava sempre com uma pá e vassourinha atrás da criatura.

Quando adulta veio para a “Capitar” como ela mesma costuma dizer, ao se gabar nas cartas que escreve para a mãe e as primas. Aqui ela já trabalhou em diversas casas, de tudo quanto é cor e tamanho e também já viu tantas quantas bagunças pode. Mas sempre dava uma geral.

Só que agora Neura está mudada, já não passa e lava como antes, não se apavora quando entram em casa com os sapatos cheios de barros, nem quando vê a louça de cinco dias atrás, empilhada na pia. O guarda-roupa que ela arrumava dia sim - dia não, agora nem abre mais. A faxina é meia boca, dá uma limpadinha só por cima e até prefere que a chamem de Francinete mesmo.

Tinha para mim que ela estava apaixonada, ou que sentia saudades de Araruna por isso se desligou um pouco da neura que existia dentro dela.
Mas dias atrás veio com uma conversa que queria mudar de cargo, não pelo salário, mas sim pela reputação, não agüentava mais ser chamada de doméstica ou do lar, por isso agora quer ser Governanta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário